Consulta de Gestão terapêutica e de Benzodiazepinas

Kundin entscheidet sich in Apotheke für ein Produkt

A Consulta de Gestão Terapêutica é um serviço de monitorização farmacológica, onde a medicação habitual do paciente é avaliada de acordo com os seus problemas de saúde. Esta consulta tem um papel fundamental na autonomia do paciente enquanto gestor da sua medicação no domicílio. Por vezes, os pacientes são acompanhados por diferentes médicos, sem interligação no que à sua medicação diz respeito. O paciente pode perder assim o controlo da quantidade de medicamentos diários, do nome dos medicamentos, do horário ideal da toma de cada medicamento, principalmente quando está polimedicado (com mais de 5 fármacos por dia). A Consulta de Gestão Terapêutica surge nesse contexto: informar o paciente, avaliar o estado de saúde e adequar os medicamentos ao mesmo.

A Consulta de Gestão de Benzodiazepinas está incluída na consulta de Gestão Terapêutica, embora mais dirigida para as benzodiazepinas. Apesar de serem consideradas fármacos seguros e eficazes no que diz respeito a tratamentos de curto prazo, o seu uso a longo prazo está associado ao desenvolvimento de tolerância e dependência. Atualmente o consumo de ansiolíticos, sedativos e hipnóticos é considerado elevado e, as benzodiazepinas estão enquadradas no grupo dos ansiolíticos enquanto classe farmacológica. Esta consulta tem por objetivo monitorizar a toma destes psicofármacos, dos efeitos que lhes estão associados, reavaliar a sua necessidade e prevenir a toma prolongada no tempo, sem necessidade médica, evitando situações de dependência.

Ambas as consultas estão integradas em Consulta de Medicina Geral e Familiar e estão integradas no âmbito da Equipa Multidisciplinar da Nutrémia.

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao prosseguir, está a declarar aceitar todos os cookies do site Nutrémia.