Consulta Biomecânica no Excesso de Peso

 

 

 

 

 

 

 

Estar acima do peso recomendado, pode sobrecarregar as articulações e alterar a biomecânica do pé.
O desenvolvimento de “joelhos valgos” (joelhos virados para dentro), de desvios no quadril e o aplanamento da curvatura do pé são consequências que deve tratar e saber prevenir com o Podologista.

No adulto, avalia-se o pé que pode apresentar alterações como abatimento associado à rotação dos membros inferiores, cansaço, joanetes e calosidades relacionadas com a sobrecarga sobre o sistema locomotor.  Orienta-se, em caso de necessidade, o acompanhamento do pé com palmilhas adaptadas ao calçado usado na prática de exercício físico. São avaliadas: as funções articular, muscular e heterometria em posição deitada; e as funções podal, femuro-tibial, dinâmica, assimetrias/dismetrias em posição “de pé”.

Na criança e no adolescente, avalia-se o pé que se pode estar a desenvolver numa posição incorreta; avaliam-se os joelhos e os tornozelos que se podem apresentar valgos (“joelhos juntos” e “tornozelos virados para dentro”); outras alterações resultantes da sobrecarga sobre o sistema locomotor e o risco de lesões associado ao excesso de peso.

na foto, o podoscópio utilizado em Consulta de Podologia na Nutrémia para um melhor diagnóstico e tratamento.

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao prosseguir, está a declarar aceitar todos os cookies do site Nutrémia.