Protocolos de treino diferenciados

halter braço

Nos Protocolos de treino diferenciados da Nutrémia, é realizada uma avaliação profunda da sua condição física, condicionantes e motivações e, tiramos partido da ciência desportiva e da fisiologia do exercício para definirmos como e quais os melhores métodos para atingir os seus objetivos, dispondo dos seguintes Protocolos de Treino diferenciados:

O Protocolo de treino para Perda de peso Nutrémia consiste num treino combinado de exercício aeróbico e de força para aumento de gastos energéticos e aumento de massa muscular com um impacto positivo sobre o metabolismo basal (que é passível de aumentar!), e com um estímulo diferenciado das fibras musculares tipo I ou tipo II mediante a condição física inicial e objetivos de treino – quer iniciais quer ao longo da evolução de treino, da intensidade, duração e frequência por semana. 

O Protocolo de treino para Diabetes Nutrémia combina exercícios aeróbicos com exercícios de resistência para promover uma ação mais eficaz da insulina, hormona que regula os níveis de glicose, e para prevenir outros fatores de risco relacionados. Este protocolo privilegia treinos variados para potencializar todos os efeitos positivos desejados, mantendo sempre a atenção sobre o bem-estar e sintomas de hipoglicemia.

Os Protocolos de treino para Hipertensão e para Doenças Cardiovasculares Nutrémia combinam exercícios cardiovasculares, de resistência e de força com os objetivos de: regular fatores de risco como hipertensão arterial, níveis de gorduras circulantes, má gestão de stress e excesso de peso/obesidade; melhorar a capacidade funcional e a tolerância ao esforço, minimizando a progressão da doença; melhorar a capacidade de oxigenação dos tecidos, fortalecer o músculo cardíaco e a resistência dos vasos sanguíneos; prevenir enfartes e acidentes cardiovasculares; e ajudar a retomar a vida normal em caso de registo de acidentes cardiovasculares, promovendo a autoconfiança, a plasticidade cerebral e autonomia na realização das tarefas do dia-a-dia. A combinação de diferentes tipos de treino é ajustada ao estado de saúde do paciente mediante a avaliação inicial, sintomas e sensação de esforço reportada pelo paciente. Ao longo do acompanhamento, há uma progressão na frequência dos treinos ao longo da semana, na intensidade e cargas utilizadas para trabalho de força.

O Protocolo de treino para Osteoporose Nutrémia combina exercícios de resistência de intensidade alta com exercícios na plataforma vibratória para promover maior fixação de cálcio nos ossos e estimular a atividade dos osteoblastos, células envolvidas na formação de tecido ósseo, contribuindo em conjunto para o aumento da massa óssea e da resistência á fratura, com progressão de cargas ao longo do acompanhamento que gerem melhorias na saúde óssea e paralelamente na força muscular, na produção de colagénio e melhoria da amplitude articular e na capacidade de equilíbrio corporal. 

O Protocolo de treino para Fibromialgia Nutrémia consiste num treino de exercício aeróbico combinado com exercícios de resistência e de flexibilidade para promover o metabolismo da fibra muscular tendo por objetivo o seu equilíbrio e a oxigenação dos tecidos de modo a diminuir a sensação de fadiga e dor bem como a ajudar a relaxar e a contribuir para uma postura mais positiva em relação á doença. 

O Protocolo de treino para Asma e Afeções respiratórias Nutrémia combina um treino de exercício aeróbico com exercícios que trabalham a musculatura torácica e os movimentos relacionados com a capacidade pulmonar para diminuir marcadores inflamatórios da doença, facilitar a expetoração e diminuir sintomas de tosse, obstrução nasal e espirros, bem como melhorar a tolerância ao esforço e a resposta imunológica seja em períodos de agudização seja em fase estável da doença. O risco de internamentos/hospitalização devido á doença é claramente menor, representando uma maior sensação de autoconfiança e postura positiva em relação á doença, e melhorando a autonomia na realização das tarefas da vida diária, e por isso a qualidade de vida da pessoa. Indicado para casos de asma, bronquiolites, sinusites, constipações e estados gripais, doença pulmonar obstrutiva crónica, apneia do sono e roncopatia, entre outras afeções da saúde respiratória. 

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao prosseguir, está a declarar aceitar todos os cookies do site Nutrémia.