Mesoterapia

A perda de peso e de perímetros corporais é geral numa fase inicial e ao longo do tratamento, a perda de perímetros vai-se acentuando nos segmentos com maior acumulação de massa gorda. A mesoterapia ajuda a acelerar esse processo de mobilização e trata casos de hidrolipodistrofia, vulgarmente designada por celulite, e casos de flacidez; consiste na micro-injeção intradérmica de pequenas doses de alopáticos (fármacos) ou homeopáticos nos locais a tratar.
A substância administrada permanece mais tempo na matriz celular e passa lentamente para o sistema linfático, com o objetivo de destruir os adipócitos (células de gordura) através de uma ação:
– lipolítica: biologicamente, é chamado lipólise ao resultado da ação de uma enzima localizada no adipócito, a trigliceridolipase, que fragmenta os lípidos em reserva na célula. Os ácidos gordos, assim libertados, saem dos adipócitos. As substâncias utilizadas na Mesoterapia permitem ampliar o fenómeno de lipólise;
– microcirculatória: quando o tecido adiposo se hiperatrofia, exerce uma pressão sobre os capilares sanguíneos, levando a uma má oxigenação, à diminuição da comunicação molecular entre o compartimento adiposo e o resto do corpo e à acumulação de toxinas, derivada da atividade celular. A utilização de substâncias vasotónicas na Mesoterapia permite estimular esta microcirculação diminuída;
– e drenante: O tecido adiposo exerce também uma pressão no sistema linfático, levando a uma acumulação líquida no espaço extra-celular. A presença de substâncias drenantes nas infiltrações utilizadas na Mesoterapia completam a sequência do tratamento de mobilização da gordura acumulada.
Para potenciar os efeitos da Mesoterapia, preconiza-se um Plano Alimentar Saudável e a prática de Exercício Físico. A melhoria da celulite e da flacidez são visíveis após algumas sessões, sendo o plano individualizado a cada caso, pelo grau de diagnóstico, pela localização, idade e outros antecedentes pessoais.
A mesoterapia tem também uma ação descontraturante, anti-inflamatória e analgésica pelo que é aplicada no tratamento de dor e problemas músculo-esqueléticos.
Este website usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao prosseguir, está a declarar aceitar todos os cookies do site Nutrémia.