Consultas diferenciadas

consulta psicologia0

A intervenção psicológica na Nutrémia está protocolada de modo a resolver diferentes dificuldades que possam interferir no seu bem-estar psicológico e na sua qualidade de vida, desde idade infantil até idade avançada. Encontra disponível na Nutrémia as seguintes consultas:

Consulta de Distúrbios do comportamento alimentar: tem por objetivos identificar e tratar diagnósticos de anorexia nervosa, bulimia nervosa, compulsão alimentar, ortorexia alimentar e obesidade; desenvolver competências de autoconceito e de regulação emocional; avaliar o ajuste de pensamentos e crenças em relação á alimentação e á imagem corporal, assim como comportamentos de compensação. Num acompanhamento integrado com a Equipa multidisciplinar da Nutrémia.

Consultas de Gestão emocional e Estados depressivos: promovem a expressão e regulação emocional, identificam causas de sofrimento e padrões negativos de pensamento, sinalizam quadros de depressão e, definem estratégias de recuperação e valorização pessoal. Esta orientação permite ainda que tenha mais ferramentas que possam ser úteis de futuro e para que esteja mais facilmente disponível a novas vivências sem as recear pelas experiências passadas. Indicadas em casos de luto, desgostos de amor, divórcio, perturbações de personalidade, entre outros.

Consultas de Gestão de stress e ansiedade: auxiliam na identificação das causas de stress e ansiedade, na aprendizagem de estratégias de gestão de stress e relaxamento (diafragmático e muscular) e na melhoria de competências de gestão organizacional, de comunicação, de liderança ou delegação de tarefas, de gestão de conflitos e outras que estão relacionadas com as causas e a capacidade de tolerância da pessoa ás mesmas. Estas consultas beneficiam a sua saúde física e mental, os seus níveis de motivação no dia-a-dia, a sua autoestima e satisfação pessoal, a sua disponibilidade para socializar e inclusive a sua relação com a alimentação. Indicados ainda em casos de fobias.

Consulta da Recuperação de sono: avalia o ambiente para o momento do sono, rotinas e horários e atua sobre causas que sejam fontes de agitação ou preocupação através de estratégias e regulação emocional, gestão de stress e resolução de problemas. Adequado desde idade infantil a idades avançadas.

Consulta da autoestima e autoconceito: identifica padrões de autoconceito e de autoconfiança, quais as competências pessoais a melhorar, como promover a tolerância e coerência interior, de que forma deve ser construída a sua rede afetiva e como fazer sobressair as suas capacidades de valorização interna. Este acompanhamento é fundamental para os alicerces de todas as áreas da vida, o seu bem-estar e a sua realização pessoal e profissional.

Consulta da Comunicação ativa:  centra o seu foco nos seus padrões de comunicação, verbal e não verbal, tendo por objetivo desenvolver competências de comunicação e a sua relação na dinâmica familiar e na relação de casal, no ambiente de trabalho e na relação entre equipas. A comunicação é o primeiro meio de sucesso para podermos transmitir quem somos, o que sentimos e o que desejamos.

Intervenção em Métodos de trabalho e Aconselhamento profissional: desenvolve competências de trabalho, de organização, de gestão de tempo, de comunicação, da gestão das relações profissionais, da gestão de stress, de motivação e definição de metas profissionais para maior satisfação de expectativas e exigências profissionais o ambiente. Indicado sobretudo para idade laboral.

Consulta de Avaliação da personalidade: compreende o processo dinâmico do nosso interior e a sua relação com os nossos comportamentos e respostas a diferentes situações e contextos. Analisar como reagimos, sentimos e atuamos é muito curioso. Dedicarmo-nos a essa análise, sob orientação em consulta, ajuda a nos conhecermos melhor e a estarmos mais aptos a melhorar os nossos padrões de pensamentos e comportamentos e várias competências, de expressão e regulação emocional, de relacionamento interpessoal e de desenvolvimento de capacidades cognitivas. Geralmente não existe tempo ou sensibilização para esta questão mas é de fulcral interesse até mesmo para a saúde mental e o bem-estar no dia-a-dia.

O Programa Nutrémia – Envelhecimento ativo, na valência da Psicologia e Desenvolvimento pessoal, orienta para um estado emocional mais tranquilo, seguro e realizado, identifica sintomas e atua sobre alterações psicológicas (depressão, ansiedade), promove o papel ativo na sua evolução pessoal, estimula as diferentes funções cognitivas e a sua plasticidade cerebral (memória, atenção, concentração) e melhora a sua comunicação interpessoal. Este acompanhamento tem como principais objetivos melhorar a qualidade de vida, a autoestima e o aproveitamento de todo o potencial da pessoa, bem como o crescimento do seu desenvolvimento pessoal e a expressão e regulação emocional, num processo de educação e reeducação. Indicado para pessoas com mais de 50 anos.

Consulta de Alívio da dor: identifica sintomas de dor e ajuda a implementar com sucesso técnicas de gestão da dor, intervenção nos sintomas psicológicos, técnicas de relaxamento, reajustes na relação entre a dor, emoções e pensamentos e estratégias de enfrentamento da dor física e psicológica. Dá de igual forma apoio á família e particularmente ao cônjuge com papel de cuidadores.

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao prosseguir, está a declarar aceitar todos os cookies do site Nutrémia.