Psicologia Infantil e Juvenil

isolamento

A Psicologia Infantil foca-se no crescimento, desenvolvimento e nas mudanças que ocorrem nas áreas física, cognitiva, emocional e social. Intervém em diversas problemáticas como:

  • Birras á mesa (entre outras birras), recusas alimentares, excesso de peso ou obesidade e outros distúrbios do comportamento alimentar e sua relação com a saúde e o bem-estar psicológico;
  • Perturbações no controlo de esfíncteres (enurese e encoprese);
  • Dificuldades de aprendizagem, défices de atenção, hiperatividade e atrasos no desenvolvimento cognitivo;
  • Perturbações de ansiedade, de humor e depressão, medos e fobias;
  • Problemas de comportamento (oposição e agressividade), de expressão e regulação emocional, de comunicação e de relacionamento interpessoal;
  • Perturbações de personalidade, baixa autoestima e valorização interna;
  • Perturbações de sono;
  • Transições de vida como situações de divórcio dos pais, luto, entrada e mudança de escola;
  • Desgostos de amor;
  • Hábitos de estudo e de orientação vocacional.

O Plano de intervenção é adequado ás necessidades das criança ou do adolescente e conta com o envolvimento dos pais na dinâmica do acompanhamento.

No reconhecimento das necessidades do seu filho quanto ao seu percurso académico, a Nutrémia disponibiliza os Programas Métodos de estudo e de Orientação vocacional, estruturados com recurso a ferramentas cientificamente validadas.

A Orientação Vocacional constitui uma oportunidade para, através de uma série de técnicas e testes, o adolescente: melhorar o seu autoconhecimento quanto às suas preferências vocacionais e às suas capacidades e aptidões pessoais; aumentar a informação quanto aos cursos disponíveis, profissões e ao mercado de trabalho; e reduzir o risco de frustrações e desgaste emocional no futuro profissional. O estudante, durante e depois desta orientação por parte do Psicólogo/a, será mais capaz de: refletir sobre o seu perfil vocacional, reconhecer as áreas onde a probabilidade de ser bem sucedido é maior, e escolher o caminho mais adequado para a concretização dos objetivos a que se propôs no âmbito do seu projeto de vida. A gestão de expetativas e da dinâmica familiar e o planeamento para a tomada de decisão são os objetivos finais de todo o processo de Orientação Vocacional. Indicado para Estudantes do 8.º ano, na decisão da área a escolher no nível secundário e, Estudantes do 12.º ano, na decisão da área a escolher no nível superior ou percurso profissional.

A intervenção em Métodos de Estudo constitui uma oportunidade para a melhoria de competências de estudo: organiza hábitos de estudo; identifica a facilidade/dificuldade em diferentes áreas de estudo; ensina técnicas e estratégias pedagógicas na aquisição, compreensão, memorização e na exposição/capacidade de resposta; otimiza comportamentos de persistência e resistência a dificuldades; facilita futuras aprendizagens; desenvolve outras competências de autonomia, a auto-estima e o sentido de responsabilidade. As consultas são adaptadas à fase de aprendizagem e perfil em que a criança/jovem se encontra e às diferentes disciplina de interesse.

Consultas de aconselhamento parentalesclarece sobre dúvidas que tenha em relação á forma como educa o seu filho, como deve atuar em determinadas situações, se alguma situação está a fugir do seu controlo, como pode ajudar o seu filho numa situação específica, etc. As consultas de aconselhamento parental são dirigidas a pais que procuram uma forma mais eficaz e saudável de acompanhar e educar os seus filhos. Ao longo do desenvolvimento, as crianças e os adolescentes vão passando por fases que implicam mudanças. É importante que os pais estejam conscientes destas mudanças por forma a poderem responder de forma adequada. Este aconselhamento pode ser feito somente com os pais ou, dependendo da problemática, também com sessões individuais com os filhos. Capacita melhor os pais para o seu papel de educadores, melhora a relação afetiva pais-filhos e favorece o desenvolvimento saudável dos filhos em todos os domínios da vida.

 

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao prosseguir, está a declarar aceitar todos os cookies do site Nutrémia.