Blog

Comunicar mais, aproxima a saúde a todos 

Quando falamos de serviços de saúde, pensamos desde logo num espaço de consultório e excluímos ou desconhecemos muitas mais formas de tratarmos a saúde. Por exemplo, com consultas de grupo, dinamizando workshops e webinars, reunindo partilhas bastante interessantes em tertúlias e integrando a saúde nos próprios ambientes de trabalho, que ocupam grande parte do nosso dia. No artigo da semana passada, referi que realmente são formas de sensibilizarmos para a saúde quando existe um planeamento organizado com objetivos, um programa de conteúdos a tratar, um público-alvo e, inclusive, como podemos medir o sucesso daquela ação para depois melhorarmos em edições seguintes. Qualquer uma destas situações exige escuta ativa e interação para algo que queremos construir com a outra pessoa, neste caso, com o público que assiste à nossa intervenção.

A escrita é também uma forma de comunicarmos a saúde e, por isso, o nosso Serviço de Consultoria dar resposta a pedidos de colaboração em artigos, boletins ou informação para a respetiva publicação em jornais e revistas locais e nacionais. Escrever é também uma competência que gostamos de trabalhar dentro da equipa!

No entanto, um lugar que, entretanto, nos conquista é também estar em programas de rádio que têm também já esta sensibilidade e, agradavelmente cada vez há mais. As emissões na rádio são sempre uma boa oportunidade para responder a questões que sabemos que são comuns e outras que são curiosas mas, todas, no sentido de contribuírem para uma melhor consciência e educação alimentar e educação para a saúde. A nossa Equipa colabora com o programa “A nossa terra” na antena da Rádio Universitária do Minho (RUM) quando os temas estão relacionados com a saúde. Já tivemos, ainda, um programa semanal no espaço da RUM que podem revisitar ou conhecer no Podcast Nutrémia Além das calorias no canal de youtube da clínica em Nutrémia – Nutricionista Teresa Campos. E, mais recentemente, desde há 2 anos, temos vindo a estar presentes no programa “Comunicar Ciência” da autoria de Jorge Dinis Oliveira e Catarina Loureiro, na Antena Minho. Trata-se de um programa que procura esclarecer mitos e desinformação que existe à volta de diferentes campos e que privilegia a evidência científica. Temos vindo a aproveitar diferentes etapas do ciclo de vida – a preparação para a gravidez, a infância e a adolescência e o envelhecimento, para termos um papel mais ativo na saúde e compreendermos alterações que ocorrem no nosso organismo e como nos devemos preparar para a etapa seguinte.

Neste programa, cuja imagem está a apoiar este artigo, contou com a presença da Dra Andreia Barbosa, psicóloga e coordenadora da valência de Psicologia da Nutrémia. A área da Psicologia tem vindo a crescer em termos de procura atendendo também a uma melhor consciência do quanto nos pode tornar mais saudáveis e, diria, facilitar a vida. No entanto, tendo vindo também a sofrer de alguma desinformação e devemos conhecer como podemos garantir o acesso a informação fidedigna, identificar os riscos colocados pela pseudociência e, quais as recomendações a ter em conta na procura de serviços de Psicologia. Esta emissão estará também brevemente no nosso podcast! Comunicar é, sem dúvida, um caminho que gostamos de manter para estarmos próximos de quem nos procura para acompanhamento nas diferentes valências da clínica: na nutrição, na psicologia, no exercício físico e nas massagens.

Teresa Campos, Nutricionista e Diretora clínica da Nutrémia, Clínica de Nutrição e do Comportamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categorias